Você sabia que é possível emitir a 2º via da certidão de nascimento de 3 maneiras, sendo elas pela a internet, através dos correios e até mesmo no cartório aonde você foi registrado.

Para que você emita a 2 via do documento é necessário realizar o pagamento de uma taxa e fornecer todos os documentos necessários.

Continue lendo o post até o fim para você saber como emitir a 2º via da certidão de nascimento.

A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes da nossa vida, ser por ventura viermos a perder ou acontecer alguma coisa com a mesma é importante que você saiba como recuperar e emitir a 2º via do documento.

Emitir a 2º via da certidão de nascimento pela à internet

Como emitir a 2ª via da certidão de nascimento

Você pode solicitar uma cópia de sua certidão de nascimento pela Internet sem sair de casa. Para isso, acesse o site do Registro de Assuntos Civis e crie seu cadastro nesse site.

Depois de registrado, além das certidões de nascimento, também podem ser solicitadas certidões de casamento e óbito.

Em seguida, você também pode escolher se deseja o certificado em papel ou em formato digital. No primeiro caso, ele será enviado via Correios para o endereço de sua escolha e, no segundo caso, será enviado para o seu e-mail.

Em seguida, é necessário pagar a taxa de emissão do certificado no próprio site. Após a confirmação do pagamento, seu certificado será enviado no formato que desejar (eletrônico ou papel).

Em suma, o cartório de registro civil pode proporcionar comodidade para quem não pode ir ao cartório. A desvantagem é que o site não cobre todos os estados do país, apenas Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo não estão restritos ao estado.

Emitir 2ª via da Certidão de Nascimento pelos Cartório

Antes de mais, é necessário dirigir-se ao cartório onde realizou o primeiro registro. Se não sabe qual é o cartório, contacte qualquer cartório por telefone e forneça os seus dados pessoais e solicite uma pesquisa a descubra você foi registrado.

Em seguida, leve o documento de identidade com foto ao cartório onde você se registrou pela primeira vez. Peça ao notário para dizer quais outros dados você precisa.

Após a preparação de todos os documentos necessários, preencha corretamente todos os dados do formulário de inscrição e pague a taxa de emissão no cartório (a maioria só aceita pagamento em dinheiro).

Por fim, é só esperar que sua nova certidão de nascimento chegue ao correio no endereço que você forneceu.

Emitir 2º via da Certidão de Nascimento pelos Correios

Nos correios, você deve solicitar e preencher o formulário nos correios. Depois, é necessário arcar com as despesas de emissão dos documentos, geralmente no mesmo horário e com a mesma instituição. Depois, é só esperar que sua nova certidão de nascimento chegue no endereço que você deseja.

Qual a importância da Certidão de Nascimento e porque emitir a 2º via em caso de perda/roubo da mesma?

Como emitir a 2ª via da certidão de nascimento

O registro de nascimento é um direito de todos. A ausência deste documento dificultará o acesso das crianças aos serviços básicos, um dos quais é a hospitalização.

Se não houver registro de nascimento, este procedimento não pode ser realizado. Aqui você saberá no site como obter este documento, o que fazer em caso de dúvidas e tudo o que você precisa fazer com seu filho (tornar-se brasileiro o mais rápido possível).

Ela prova sua existência, seu local de nascimento e data de nascimento e os nomes de seus pais e avós. Sem este documento, os cidadãos serão privados dos seus direitos mais básicos e não poderão obter planos sociais. Como adultos, eles não podem obter carteiras de identidade, fundos de previdência e outros documentos.

A obtenção da certidão de nascimento é um processo fácil e rápido, o ideal é que o bebê saia da sala de parto e deixe o nome e o sobrenome.

Se a criança nasceu em hospital ou da mãe, os pais receberão cópia da “Declaração de Nascimento” (DN), que deverá ser levada ao registro civil. Se a criança nasceu em casa, os pais ou o responsável pelo registro podem dirigir-se diretamente ao cartório.

A certidão de nascimento pode ser obtida em qualquer cartório. O prazo máximo é de 15 dias após o nascimento da criança, mas se os pais residirem a mais de 30 quilômetros do cartório mais próximo, o prazo é estendido para três meses após o nascimento.

Se a mãe for a registrante da criança, o período de declaração será prorrogado por 45 dias.

A certidão de nascimento é um documento extremamente importante, por isso ser por ventura você tenha perdido ou o documento tenha sido furtado, orientamos que você registre um BO (Boletim de Ocorrência) e tire o mais rápido possível a 2ºvia do mesmo, visto que a sua certidão de nascimento é o primeiro passo para a cidadania, sem a mesma você não vai conseguir acesso aos serviços básicos de direito do cidadão.

Pois na realidade é o seu registro, lá na mesma diz quem você é. Ensinamos a você no post a emitir a 2º via do documento, não perca mais tempo e emita o seu.