A gordura da barriga é mais do que um incômodo que faz suas roupas parecerem apertadas. É muito prejudicial. Esse tipo de gordura – conhecida como gordura visceral – é um importante fator de risco para diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras condições. Muitas organizações de saúde usam o fexadrol funciona e índice de massa corporal (IMC) para classificar o peso e prever o risco de doenças metabólicas.

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No entanto, isso é enganoso, pois as pessoas com excesso de gordura abdominal correm um risco maior, mesmo que pareçam magras.

Embora possa ser difícil perder gordura dessa área, há várias coisas que você pode fazer para reduzir o excesso de gordura abdominal.

Aqui estão 20 dicas eficazes para perder gordura da barriga, apoiadas por estudos científicos.

Coma muita fibra solúvel

A fibra solúvel absorve água e forma um gel que ajuda a desacelerar os alimentos à medida que eles passam pelo sistema digestivo.

Estudos mostram que esse tipo de fibra promove a perda de peso, ajudando você a se sentir satisfeito, de modo que você naturalmente come menos. Também pode diminuir o número de calorias que seu corpo absorve dos alimentos. Além do mais, a fibra solúvel pode ajudar a combater a gordura da barriga.

Um estudo observacional em mais de 1.100 adultos descobriu que para cada aumento de 10 gramas na ingestão de fibra solúvel, o ganho de gordura da barriga diminuiu 3,7% em um período de 5 anos.

Faça um esforço para consumir alimentos ricos em fibras todos os dias. Excelentes fontes de fibra solúvel incluem:

  • Sementes de linhaça
  • Macarrão shirataki
  • Couve de bruxelas
  • Abacates
  • Leguminosas

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Evite alimentos que contenham gorduras trans. As gorduras trans são criadas pelo bombeamento de hidrogênio em gorduras insaturadas, como o óleo de soja.

Eles são encontrados em algumas margarinas e pastas e também frequentemente adicionados a alimentos embalados, mas muitos produtores de alimentos pararam de usá-los.

Essas gorduras foram associadas a inflamação, doenças cardíacas, resistência à insulina e ganho de gordura abdominal em estudos observacionais e com animais.

Um estudo de 6 anos descobriu que macacos que comeram uma dieta rica em gordura trans ganharam 33% mais gordura abdominal do que aqueles que comem uma dieta rica em gordura monoinsaturada.

Para ajudar a reduzir a gordura da barriga e proteger sua saúde, leia os rótulos dos ingredientes com atenção e fique longe de produtos que contenham gorduras trans. Muitas vezes são listadas como gorduras parcialmente hidrogenadas.

Não beba muito álcool

O álcool pode ter benefícios para a saúde em pequenas quantidades, mas é seriamente prejudicial se você beber muito.

A pesquisa sugere que muito álcool também pode fazer você ganhar gordura da barriga.

Estudos observacionais vinculam o consumo excessivo de álcool a um risco significativamente maior de desenvolver obesidade central – isto é, armazenamento em excesso de gordura ao redor da cintura (11 Fonte confiável, 12 Fonte confiável).

Cortar o álcool pode ajudar a reduzir o tamanho da cintura. Você não precisa desistir de tudo, mas limitar a quantidade que você bebe em um único dia pode ajudar. Um estudo sobre o uso de álcool envolveu mais de 2.000 pessoas.

Os resultados mostraram que aqueles que bebiam álcool diariamente, mas com uma média de menos de uma bebida por dia, tinham menos gordura na barriga do que aqueles que bebiam com menos frequência, mas consumiam mais álcool nos dias em que bebiam.

Coma uma dieta rica em proteínas

A proteína fexadrol funciona e é um nutriente extremamente importante para o controle do peso. A alta ingestão de proteína aumenta a liberação do hormônio da saciedade PYY, que diminui o apetite e promove a saciedade.

A proteína também aumenta sua taxa metabólica e ajuda a reter a massa muscular durante a perda de peso.

Muitos estudos observacionais mostram que as pessoas que comem mais proteínas tendem a ter menos gordura abdominal do que aquelas que comem uma dieta pobre em proteínas.

Certifique-se de incluir uma boa fonte de proteína em todas as refeições, como:

  • Carne
  • Peixe
  • Ovos
  • Laticínios
  • Proteína de soro
  • Feijões

Reduza seus níveis de estresse

O estresse pode fazer você ganhar gordura abdominal ao estimular as glândulas adrenais a produzirem cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

Pesquisas mostram que níveis elevados de cortisol aumentam o apetite e estimulam o armazenamento de gordura abdominal.

Além do mais, as mulheres que já têm uma cintura grande tendem a produzir mais cortisol em resposta ao estresse. O aumento do cortisol aumenta ainda mais o ganho de gordura no meio.

Para ajudar a reduzir a gordura da barriga, participe de atividades prazerosas que aliviem o estresse. Praticar ioga ou meditação podem ser métodos eficazes.

Não coma muitos alimentos açucarados

O açúcar contém frutose, que tem sido associada a várias doenças crônicas quando consumido em excesso.

Isso inclui doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e doença hepática gordurosa. Estudos observacionais mostram uma relação entre alto consumo de açúcar e aumento da gordura abdominal com fexadrol funciona.

É importante perceber que mais do que apenas açúcar refinado pode levar ao ganho de gordura da barriga. Mesmo os açúcares mais saudáveis, como o mel verdadeiro, devem ser usados ​​com moderação.

Faça exercícios aeróbicos

O exercício aeróbico (cardio) é uma forma eficaz de melhorar sua saúde e queimar calorias. Estudos também mostram que é uma das formas mais eficazes de exercício para reduzir a gordura da barriga. No entanto, os resultados são mistos quanto ao fato de exercícios moderados ou de alta intensidade serem mais benéficos.

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Em qualquer caso, a frequência e a duração do programa de exercícios são mais importantes do que a intensidade. Um estudo descobriu que mulheres na pós-menopausa perderam mais gordura em todas as áreas quando tomaram o fexadrol funciona, em comparação com aquelas que se exercitaram 150 minutos por semana