A acne é uma doença de pele comum que afeta cerca de 85% das pessoas em algum momento de suas vidas. Os sintomas incluem espinhas incômodas que podem ser frustrantes e difíceis de eliminar.

Embora os tratamentos convencionais possam eliminar as espinhas, eles costumam ser associados a efeitos adversos, como irritação e ressecamento da pele.

Como tal, muitas pessoas recorreram a alternativas naturais para se livrar das espinhas rapidamente. No entanto, embora existam muitos remédios naturais para acne, apenas alguns são cientificamente comprovados para ajudar.

Aqui estão maneiras naturais de se livrar das espinhas rapidamente, embora as pesquisas possam ter limitado a sua eficácia para esse propósito.

Tratamento local com óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é extraído das folhas da árvore Melaleuca alternifolia, que é nativa da Austrália.

É bem conhecido por sua capacidade de combater bactérias e reduzir a inflamação da pele. Especificamente, o óleo da árvore do chá ajuda a combater P. acnes e S. epidermidis, dois tipos de bactérias que podem causar espinhas.

Um estudo descobriu que o gel de óleo da árvore do chá a 5% foi quase quatro vezes mais eficaz na redução das lesões de acne e quase seis vezes mais eficaz na redução da gravidade da acne do que um placebo.

Em outro estudo, um gel contendo 5% de óleo da árvore do chá foi provado igualmente eficaz na redução de espinhas como uma loção contendo 5% de peróxido de benzoíla, um medicamento comum para acne.

O tratamento com óleo de tea tree também resultou em menos efeitos adversos, incluindo secura, irritação e queimação.

É importante observar que o óleo da árvore do chá é muito potente e pode causar vermelhidão e irritação quando aplicado diretamente na pele. Por este motivo, deve ser diluído com um óleo carreador.

De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, apenas uma pequena quantidade de pesquisas foi conduzida sobre o uso tópico do óleo da árvore do chá para problemas de saúde, e uma quantidade limitada de pesquisas indica que o óleo da árvore do chá pode ser útil para a acne (6 )

Se você escolher experimentar, use-o com segurança e sempre faça um teste em sua pele, pois o óleo da árvore do chá pode ser muito irritante e nunca deve ser aplicado sem diluir na pele. Você pode comprar óleo da árvore do chá e óleos veiculares online.

Como usar o óleo da árvore do chá para acne:

  1. Combine 1 gota de óleo da árvore do chá com 1 colher de chá de óleo veicular.
  2. Mergulhe um cotonete na mistura e aplique-o diretamente nas espinhas.
  3. Aplique hidratante, se desejar.
  4. Repita este processo 1–2 vezes por dia, conforme necessário.

Tratamento local com outros óleos essenciais

Além do óleo da árvore do chá, muitos outros óleos essenciais com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias podem ajudar a limpar as espinhas rapidamente.

acne

Uma grande revisão científica descobriu que os óleos essenciais de canela, rosa, lavanda e cravo combatem as bactérias causadoras de acne S. epidermidis e P. acnes. Alecrim e capim-limão também inibiram P. acnes.

Um estudo comparou as habilidades de combate à acne do óleo de cravo-da-índia, peróxido de benzoíla a 10% e um placebo. Os óleos de cravo-da-índia a 2% e 5% foram considerados mais eficazes e mais rápidos na redução de espinhas do que o peróxido de benzoíla (fonte confiável 9).

Outro estudo descobriu que um gel contendo óleos essenciais de ácido acético, laranja e manjericão resultou em um aumento de 75% na taxa de cicatrização de acne.

Como o óleo da árvore do chá, esses óleos essenciais são muito concentrados e podem causar irritação se aplicados diretamente na pele. Certifique-se de diluir todos os óleos essenciais com um óleo carreador, faça um teste antes do uso regular e interrompa o uso se houver irritação. Uma grande variedade de óleos essenciais está disponível online, incluindo óleo de cravo.

Como usar óleos essenciais para acne?

  1. Combine 10 gotas de óleo essencial com 1 onça (30 mL) de óleo carreador;
  2. Mergulhe um cotonete na mistura e aplique-o diretamente nas acne;
  3. Aplique hidratante, se desejar;
  4. Repita este processo 1–2 vezes por dia, conforme necessário.

Aplicar chá verde na pele

Muitas pessoas bebem chá verde pelos seus benefícios para a saúde, mas também pode ser útil quando aplicado diretamente na pele. O chá verde contém flavonóides e taninos, que são conhecidos por ajudar a combater a inflamação e as bactérias que podem causar acne.

Também é rico no antioxidante epigalocatequina-3-galato (EGCG), que demonstrou combater a inflamação, reduzir a produção de sebo e inibir o crescimento de P. acnes em pessoas com pele propensa a acne.

Vários estudos demonstraram que as pessoas com acne apresentam significativamente menos produção de sebo e espinhas quando aplicam um extrato de chá verde de 2–3% na pele.

Existem vários produtos para a pele no mercado que contêm chá verde, mas é muito simples e econômico fazer sua própria mistura em casa. Você pode obter um chá verde de qualidade online.

Clean Caps reclame aqui

Alguns suplementos e remédios contra espinhas tem muitas reclamações sobre seu uso em geral, já o Clean Caps reclame aqui não tem nenhuma dúvida em sites de relatos sobre produtos. Então essa é a melhor maneira de se livrar de espinhas.