A parte de restituição do imposto de renda 2020 é uma das mais aguardas pelos contribuintes. Quem declarou tem que ficar de olho nas informações sobre esse processo, mesmo por que ele é muito importante também. Fazer a declaração é muito importante, depois disso você tem que conferir as informações sobre as restituições que também fica disponível na internet para consulta.

Aqui você confere maiores detalhes a respeito da restituição e poderá entender melhor a respeito da mesma. Se você declarou o seu imposto o próximo passo é saber das restituições. Essa parte pode ser consultada até mesmo pela internet.
Hoje em dia a Receita Federal analise bem todas as declarações e quem deixou de informar dados verídicos acaba não recebendo a restituição. Por isso que sempre orientamos que essa parte seja feita de forma correta, por que é indispensável.

O que é a Restituição do imposto de renda

Entender o que é a restituição de imposto de renda te faz perceber a importância da mesma. Quem se encaixa nos requisitos, deve tomar muito cuidado com isso, principalmente com as questões de prazos.

Restituição imposto de renda 2020

A restituição nada mais é do que a devolução da diferença do imposto pago. É a diferença do imposto de renda a ser pago em relação ao que já foi pago ou retido na fonte. Por isso que é muito importante que o cidadão acompanhe essas informações para que ele saiba se vai receber algo ou não.

Essa parte é muito importante por que várias pessoas esperam a restituição, e por isso que acaba sendo importante consultar essas informações. Desde que você tenha o direito, com certeza você receberá.

Quem tem o direito de receber a restituição

Tem direito a receber a restituição do imposto de renda quem pagou imposto a mais. Para que você saiba se tem direito, na sua declaração vai constar. Logo, é indispensável declarar de forma correta para evitar qualquer tipo de problema.
Consultando você terá conhecimento se tem alguma restituição para receber. No próximo tópico informamos como você pode fazer essa consulta sem ter que ir a uma unidade da Receita. Pela internet mesmo você consulta e sem nenhum tipo de custo.

Conforme os lotes de restituição vão sendo publicados pela Receita você poderá consultar se receberá algo ou não. Muito fácil consultar essas informações pela internet, e muito mais acessível do que ir em atendimentos presenciais para essa finalidade.

Como fazer a consulta ao lote da restituição

Você pode consultar o lote da restituição imposto de renda pela internet mesmo. Um procedimento muito simples e fácil de ser feito. A Receita Federal disponibiliza no site a opção para que a consulta seja feita. Para consultar basta preencher os dados pedidos de forma correta.

Segue o link onde você consulta:

  • www.receita.fazenda.gov.br;
  • Você precisa informar o numero do CPF;
  • Depois informe o exercício (ano).

O site vai retornar com as informações para você consultar. Faça a consulta conforme a Receita for publicando os lotes, assim você terá conhecimento se tem alguma restituição para receber ou não.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Não esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos e familiares por meio de suas redes sociais.