O Brasil está a caminho de ultrapassar a Alemanha como o quarto maior mercado mundial de veículos este ano, já que a demanda por carros no país continua a ultrapassar os países desenvolvidos, afirmam montadoras e analistas do setor.

A expansão econômica alimentada por recursos do país provocou um forte crescimento na compra de carros no ano passado, que superou a expiração dos incentivos fiscais introduzidos após a crise financeira no final de 2008, que terminou em março.

O mercado brasileiro de veículos e acessórios é um dos maiores do mundo, pois esses produtos continuam sendo parte fundamental da cultura de consumo do país. Neste artigo, traçaremos o perfil dos consumidores de veículos e listaremos os maiores meios de comunicação desse segmento no Brasil.

Mercado de automóveis no Brasil

Desde o desenvolvimento urbano do Brasil, os veículos automotores tornaram-se uma das principais formas de transporte e alguns dos produtos mais desejados pela população do país. A cultura automobilística brasileira é conhecida mundialmente e serve como uma representação das muitas oportunidades que os players locais e estrangeiros enfrentam ao entrar neste mercado .

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Segundo o fornecedor de inteligência de mercado JATO Dynamics, 3,3 milhões de veículos novos foram vendidos no Brasil em 2014, o que torna o país o quarto maior mercado automotivo do mundo, superado apenas pela China, Estados Unidos e Japão. O país também possui um mercado substancial de carros usados, pois 13,3 milhões de unidades foram comercializadas durante o mesmo ano, segundo dados da Fenauto, ou Federação Nacional de Revendedores de Veículos Automotores.

A grande maioria dos carros no Brasil é vendida por concessionárias e revendedores de carros usados, pois a Internet é reservada aos mercados de veículos usados ​​e a um pequeno número de fabricantes pioneiros no modelo de vendas de comércio eletrônico. Ainda assim, a internet desempenha um papel importante para os compradores de veículos, pois pesquisas realizadas em 2014 pelo fornecedor de inteligência de mercado JD power indicam que 50% dos compradores de automóveis no país usam informações coletadas online para tomar decisões de compra.

Perfil do Consumidor

Embora os compradores de automóveis possam ser encontrados em todas as regiões brasileiras e faixas etárias de adultos, alguns segmentos da população do país apresentam maiores oportunidades para os participantes do setor automotivo.

Em termos de segmentação regional, vale ressaltar que o maior número de compradores de automóveis está presente nas regiões sul do país. Segundo as autoridades de trânsito brasileiras, as regiões Sul e Sudeste somam 76% da frota de veículos do país, enquanto os demais veículos são divididos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

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Um estudo de 2014 da empresa de pontuação de crédito Serasa Experian apresenta informações intrigantes sobre o perfil dos compradores brasileiros de veículos. Segundo o relatório, a maioria desses compradores são jovens localizados nos subúrbios das cidades brasileiras e adultos entre 30 e 60 anos, localizados em áreas urbanas, que juntos representam mais de 40% dos compradores de veículos no país.

Outros segmentos representativos incluem profissionais independentes da classe trabalhadora urbana e da classe média, que representam 24,2% dos compradores, e empresários, que representam 12,6% dos compradores.

Realize a consulta de preços antes de comprar ou vender

A Tabela Fipe 2020 disponibiliza oficialmente e exclusivamente através deste canal consulta pública ao preço médio de veículos, sendo necessário consultar modelo a modelo desejado. Além disso, é livre e gratuito o download do aplicativo (App) oficial, cujo link também se encontra nesta página.

Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

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Ao comprar ou vender um carro novo ou usado, a grande maioria das pessoas acaba entrando em contato com a tabela Fipe. Enquanto alguns sabem do que se trata, muitos não entendem muito sobre o que é essa ferramenta e como ela é usada pelo mercado. Podemos definir brevemente a tabela Fipe como uma ferramenta que acaba criando referências para definir o valor de um veículo em particular.

Como estamos em um país onde a lei do livre mercado está em vigor, ninguém, nem mesmo o governo, pode fixar o preço de venda de um consumidor ou propriedade legal. Portanto, a tabela Fipe serve apenas como uma referência aos valores que podem ser cobrados. Portanto, a tabela ainda é a melhor maneira de consultar ou definir os preços de um veículo específico.